quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como Cortar Mini-SIM Card e Transformá-lo em Micro-SIM Card


  • Porque preciso cortar um chip (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM)?
- Porque tanto o iPhone4 quanto o iPad I ou Motorola Razr i entre outros utilizam um novo formato de chip, denominado mini-chip (micro-SIM  (3FF).) que é menor que o original.
- Porque você pode ter um chip de celular e quer usar um dos equipamentos citados acima.
O mais prático é você mesmo cortar o Mini-SIM Card e transformá-lo em Micro-SIM.
  • Quais os principais erros ao fazer o corte do chip (SIM)?
1) Cortar o chip posicionando a parte metálica exatamente igual a medida da parte metálica do mini-chip
2) Cortar o chip com objeto que force ou torça o chip, causando uma ruptura dos contatos metálicos
3) Estar com muita energia no corpo e colocar o dedão encima dos contatos como se ele fosse um leitor biométrico! (ok, isso é invenção minha, mas quem conhece eletrônica sabe que o ideal seria usar uma pulseria anti-estática ou pelo menos NÃO colocar os dedos diretamente nos contatos metálicos). O corpo humano é condutor de energia…
4) Cortar um chip que já não estava funcionando e achar que parou de funcionar por conta do corte.
  • Como cortar corretamente o chip (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM)?

 
 A diferença de tamanho entre ambos é evidente.O Mini-SIM mede 25×15 mm, já o Micro-SIM 15X12 mm.
Acredito que nem todos tenham coragem suficiente para um procedimento destes. Mas para os que desejam fazer os seu próprios Micro SIM, aqui vão algumas dicas interessantes.           




                                                                                  

Em primeiro lugar, não tenha medo de tentar. De preferência faça um teste com algum chip antigo que você não usa mais, ou com o chip do celular do seu irmão – risos.
Para cortar o chip do celular você precisará de:
  • Gabarito
  • Tesoura
  • Régua
  • Fita adesiva dupla face
  • Lixa de unha



P: Posso pedir para a operadora um mini-chip (micro-SIM) e transferir a minha linha diretamente, sem ter que cortar o chip (SIM)?
R: Pode! Você compra um novo mini-chip por R$ 10,00 e eles transferem a associação a sua linha para o novo chip pelo sistema, sem precisar alterar o número do fone. Saiba que seu antigo chip (SIM) vai deixar de funcionar após esta transferência. Não tenha idéias, portanto
P: Se eu pedi para a operadora passar a minha linha para um mini-chip (veja item acima) ou ainda, se eu cortar o chip, como vou usar no meu celular ou modem antigo, já que o local para colocar o chip é compatível apenas com  o chip tamanho grande?
R: Você vai precisar de um adaptador plástico (molde) para que o restante do espaço seja preenchido e o mini-chip (SIM) se encaixe corretamente nos dentes do celular ou modem. Em alguns modelos, você vai precisar prender com fita, porque o suporte que segura o chip pode não prender corretamente o mini-chip+molde.

                                                                               

 Basta baixar o gabarito para cortar chip celular iphone, que está em pdf.
Com gabarito já impresso, com um pequeno pedaço de fita dupla face você deve colar o seu chip normal (o que será cortado) ao gabarito. Utilizando um boa tesoura, cortar nas linhas indicadas no gabarito. Com a lixa você deve aparar alguma borda romba que tenha sobrado.
Pronto, basta colocar o seu novo micro sim no Iphone 4 e o mesmo funcionará normalmente.
Se o seu Iphone 4 nunca tenha sido utilizado antes, não esqueça de conectar o mesmo no iTunes. Caso contrário a função do celular não funcionará.

1) Consiga uma caneta “marca cd” de ponta fina ou algo parecido que deixe um risco fino para marcar o que deve ser cortado.
2) Posicione-se numa mesa plana, firme, que permita usar estilete (de preferência aqueles maiores) ou use uma tesoura com bom corte, sem folgas nas lâminas.
3) Tenha certeza que tanto o chip (SIM) como o mini-chip (micro-SIM) estejam com “riscos” na superfície metálica. Estes “riscos” causados pelos “dentes” (contatos do celular na superfície metálica do chip) é que devem guiar o posicionamento. Em resumo, tanto o chip original como o chip cortado devem ter os “riscos” na mesma posição (veja foto abaixo, riscos na horizontal).
Talvez você não tenha um mini-chip “riscado”, mas todo iPhone4 e iPad vem com um mini-chip exemplo. Também pode-se conseguir um emprestado com alguém. É trabalhoso mas é a forma mais garantida para usar como base de posicionamento.
Existem moldes prontos para fazer o corte sendo vendidos no ML ou lojas de celulares. Pode-se ainda fazer o corte em papel com o formato em que o chip deve ser cortado. Eu particuparmente não gosto desta solução. A solução indicada acima funcionou OK comigo em 6 oportunidades, sendo que 2 destes chips cortados eu uso normalmente.
(*) BINGO: Observem na imagem abaixo os “riscos”. No chip (SIM) grande, existe uma coluna a mais de contatos metálicos. Por isso não se pode simplesmete cortar em torno destes contatos!

baixe aqui modelo

25 comentários:

  1. Muito show a dica, funciona mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! funcionou a 100%!!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas informações de alto valor, fiz usando um paquímetro e funcionou na boa.

    ResponderExcluir
  4. Teatro donet é uma lixo no lixo?
    venho, por meio desta, informar a quem interessar possa, que estou imensamente indignado com tudo que ocorreu no teatro do net - núcleo de estudos teatrais ocorre e, sem sombra de dúvidas, é uma escola de profissionais incapacitados e são bisonhamente amadores falta de respeito em tratar os alunos, lugar sujo e com péssima estrutura além de bastante perigoso.

    nunca vi, presenciei, participei ou ouvi falar de situação semelhante.

    qualquer coisa ou fato que se comente aqui, já não é mais novidade para ninguém que já tenha passado por pelo net, apesar de haver alguns desinformados que, eventualmente, se lerem site deles seja enganado pela falsa propaganda!

    de qualquer forma, como pode ?


    não adianta revolta agora. agora só resta esperar a ?justiça?
    estou perplexo, mais que isso, estou arrasado, minha auto estima está baixa, não há palavras de revolta suficientes para expressar o que sinto com tudo isso.

    não tem medo da verdade, aqueles que não se colocam como vítimas, aqueles que como cidadãos de bem buscam essa verdade até o fim, que não desistem, não se calam, não admitem derrota injusta. aqueles que verdadeiramente defendem seus filhos e fazem valer sua honra.
    http://www.reclameaqui.com.br/6254268/te…

    ResponderExcluir
  5. Muito bom .... fiz com regua e lixa de unha...funcionou perfeitamente...Obrigado ai pela dica....COMPRAR CHIP novo é para os fracos kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Valeu muito, mandei um técnico fazer, e ele não deu conta, fiz como vc explicou, funcionou perfeitamente. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Gente,fiz o seguinte.. Imprimi na escala certinho. Recortei no papel mesmo o molde do chip. Segurei bem firme o recorte em cima do meu chip (os dois devem estar do mesmo tamanho claro) e já recortei direto... Com tesoura mesmo. Deu certinho.

    ResponderExcluir
  8. Show. Funda muito bem no Nókia Lumia...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo post, muito bom parabéns!
    Fiz 2 testes e os dois deram certos.

    ResponderExcluir
  10. Irmããão, chamei na régua, tesoura, pedra de amolar faca e lixa de unha.
    Deu um frio na barriga, mas funcionou 100%.
    Brigadu!!!

    ResponderExcluir
  11. Nada que uma tesoura e lixa de unha não resolva. Funcionando 100%

    ResponderExcluir
  12. Fiz deu certo, muito obrigada economizei 10,00.
    Fiz marcando com a régua e cortei com a tesoura.
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu chip tem uns 4 anos e ele nao é como esses novos chip's a parte metalica é grande, mas mesmo assim cortei, ele funciona mas perde sinal pq nao entra direito pq a parte metalica é grande, a outra operadora ficou sem problemas, mas essa teve, vou ter que comprar e fazer portabilidade :/

      Excluir
  13. esse procedimento serve para o sansunga galaxy win?

    ResponderExcluir
  14. Funcionou!!! Fiquei super tensa, mas deu certo de primeira, nem precisei lixar.
    Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  15. AMEI, DEU SUPER CERTO... CORTEI UM CHIP NOVINHO DE UMA OPERADORA QUE AQUI NA MINHA REGIÃO NÃO TEMOS COSTUME DE USAR E FIZ COMO TESTE MAS NEM PRECISAVA.
    O TEMPLATE É PORRETA, TIRO E QUEDA, SEM ERRO!
    (FIZ PARA USAR NO MEU SONY XPERIA C)

    ResponderExcluir
  16. Fiz, ficou do tamanho certinho, nao cortei nada a mais da parte dourada, coube no telefone...e nao funcionou :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, me enganei, funcionou perfeitamente sim, estava confundindo com o slot do segundo chip que ficou vazio, usei no moto g dual chip!
      VAleuuuu!

      Excluir
  17. perfeito!!! funcionou!!!! para que dar mais dinheiro para as operadoras???

    ResponderExcluir
  18. Mais um leitor satisfeito: treinei o primeiro corte em outro chip desativado, só pra "sentir" como teria de cortar e tal, até porque o circuito era diferente do primeiro. Depois só me baseei nas medidas mesmo, até acho que cortei meio torto, mas foi o suficiente pra funcionar de prima. Valeu pelo post, amigo, bem completo e o gabarito, ótimo!

    ResponderExcluir